História da Missouri Meerschaum

Washington, Missouri, é conhecida há muito tempo como “Capital do Mundo do Cachimbo de Milho”. E, de fato, a Missouri Meerschaum Company – a maior e mais antiga fabricante mundial de cachimbos de espiga de milho para tabacos – começou a tradição para a qual Washington ficou famoso.


Fabrica de Tijolos de 1880.

Em 1869, um carpinteiro imigrante holandês chamado Henry Tibbe começou a produzir o cachimbo de sabugo de milho. Diz a lenda que um fazendeiro local colheu algumas espigas de milho, colocando um tubo, e fazendo um buraco no centro da espiga, gostou tanto que pediu a Henry Tibbe que tentasse transformar alguns em seu torno. Como o fazendeiro ficou satisfeito com os resultados, Henry fez e vendeu mais alguns em sua marcenaria. Cachimbos do Tibbe provaram ser um item de venda tão rápido, que ele logo passou mais tempo fazendo cachimbos para os clientes do que trabalhando com madeira, e começou a produção em tempo integral de cachimbos de sabugo de milho.


Proprietários da M. Meerschaum inspecionando os cachimbos, na década de 1940.

Em 1907, a H. Tibbe & Son Co. tornou-se a Missouri Meerschaum Company. A palavra “meerschaum” é derivada de uma palavra alemã que significa “espuma do mar”. Meerschaum é uma argila turca usada em cachimbos de alta qualidade. Tibbe comparou sua cor, fornilho poroso e sua fumaça fria à dos cachimbos mais caros e cunhou o nome “Missouri Meerschaum” para seus cachimbos. Tibbe e um amigo químico inventaram um sistema inovador de aplicação de uma substância à base de gesso na parte externa dos fornilhos do cachimbo de sabugo de milho. Em 1878, Tibbe patenteou este processo.


Trabalhadores fabricando Cachimbos na década de 1920.

Um sistema de distribuição nacional foi finalmente estabelecido para a venda dos cachimbos de Tibbe. Outras empresas de cachimbos também se desenvolveram, de modo que em 1925 havia mais de uma dúzia de empresas de cachimbos de sabugo de milho no condado de Franklin, Missouri – a maioria delas em Washington. Hoje, Missouri Meerschaum entrou para a história como o primeiro e único pedaço sobrevivente desta história viva. Esses cachimbos com fumadas suaves e são amados em todo o mundo, além de serem usados ​​como lembranças, muitas vezes impressos com o nome de uma cidade, empresa ou evento.


Carroça publicitária de 1914. Washington, MO Aniversário de 75 anos.

História baseada de acordo com o site da Missouri Meerschaum.