O mínimo que você precisa saber para ter bons cachimbos e tabacos

Escrevo este artigo com a intenção de dar um norte aos iniciantes no hobby do cachimbo com alguns atalhos que ajudarão a não perder tempo buscando informações que não são muito divulgadas nos grupos e sites de cachimbos.

As duas primeiras coisas em que perdi muito tempo quando iniciei foi descobrir que achar tabacos importados no Brasil é difícil e que bons cachimbos geralmente são caros em nosso território.

Quero que você tenha boa informação para que não perca seu tempo nem dinheiro com produtos de baixa qualidade ou pagando a mais.

CACHIMBOS USADOS (ESTATE PIPES)

Existem algumas formas de conseguir cachimbos de boas marcas por preços que variam de 100 a 150 reais com o frete incluso. Basicamente, existem duas plataformas para se comprar estate pipes com maior facilidade. Uma nacional e outra importada.

Nacional: no site Leilões BR você tem acesso a uma plataforma em que junta diversos leiloeiros de todo o Brasil. Seguidamente tem leilão de bons cachimbos. Os meus primeiros quatro cachimbos de briar vieram de lá. Dois Brebbia, um BBB e um Connoisseur by Ed Burak. Ao total, não passou de 200 reais. Há algumas semanas, o nosso amigo Balkan me informou que os cachimbos do artesão Ed Burak podem tranquilamente passar dos 600 reais!

Também gostaria de recomendar o grupo do Facebook Cachimbos usados – Compra e venda e o site Cachimbos Usados.

Importados: a maneira mais fácil de conseguir um bom cachimbo por um bom preço, é no Ebay. Você irá se cadastrar, colocar seu endereço e pesquisar. Quando você pesquisar, o  Ebay automaticamente vai lhe mostrar o valor do frete logo abaixo do valor do produto (tanto leilão quanto ‘Compre Já’). Caso não aparecer, é porque o vendedor não envia para o seu endereço.

Dicas de boas marcas para se pesquisar: Butz-Choquin, George Jensen, Savinelli, Chacom, Barling, Stanwell, Brebbia, BBB.

Observação: tanto cachimbos, quanto tabacos  comprados fora do Brasil podem demorar mais de 100 dias para serem recebidos, como podem chegar em menos de 30 dias. Dependerá da boa vontade dos Correios.

TABACOS IMPORTADOS

Existem duas maneiras de comprar tabacos importados: em sites brasileiros e em sites de outros países que enviam para o Brasil.

Sites Brasileiros: em nosso site existem alguns banners e anúncios (em breve) de sites que vendem tabacos importados. A média por lata é de 85 reais (vai depender do preço do dólar), podendo obter frete grátis em compras acima de um determinado valor e descontos de 5 a 10% em pagamentos a vista. A vantagem de comprar em sites brasileiros é a rapidez e garantia da entrega e poder parcelar suas compras.

Sites Importados: sites como www.4noggins.com e www.cupojoes.com enviam tabacos para o Brasil, porém, existe a probabilidade de sua encomenda ser confiscada ou devolvida ao remetente, visto que é uma prática proibida pela RF (neste último caso, você poderá falar com o setor responsável do site em que comprou e escolher se prefere pagar um novo frete e tentar novamente, ou ser ressarcido. Geralmente é assim, mas não é regra).

Conforme relatos de amigos e nos grupos de cachimbeiros, a maioria das encomendas, chuto uns 80%, passam batidas pela fiscalização. O preço por lata fica uns 45 a 50% mais barato do valor vendido no Brasil. Vai depender de qual site você comprar, aproveitar promoções, valor que a financeira do seu cartão de crédito coloca o dólar e por aí vai.

O indicado para se comprar por encomenda é de até 6 latas, mas já vi pessoas comprando 8 latas e que não caiu na fiscalização. Não existe como saber se vai ser apreendido ou não. É questão de sorte mesmo!

Espero que eu tenha ajudado e caso você tenha permanecido com alguma dúvida, deixe seu questionamento nos comentários.