Inicio / Histórias / Coluna do Matheus / O mínimo que você precisa saber para ter bons cachimbos e tabacos
A Missão (1986) Por um Punhado de Dólares (1966) A Máquina do Tempo (1960) A Corrida do Século (1965) Comando Delta (1986) Os Irmãos Cara de Pau (1980) Presbyterian Mixture Por uns Dólares a Mais (1965) MacArthur – O General Rebelde (1977) O Enigma da Pirâmide (1985) Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras (1965) Três Homens em Conflito (1966) O Primeiro Assalto de Trem (1978) Popeye (1980) 20.000 Léguas Submarinas (1954) A Noite dos Mortos Vivos (1968) O Mágico de Oz (1939) Independência ou Morte (1972) McLintock! Quando Um Homem É Homem (1963) O Expresso do Horror (1972) As Aventuras de Tom Sawyer (1938) Como fazer Black Cavendish Sherlock Holmes em Noite Tenebrosa (1946) Sherlock Holmes e o Cão dos Baskerville (1939) Como fazer Prensa para Tabacos As Aventuras de Sherlock Holmes (1939) Sherlock Holmes e a Mulher de Verde (1945) Sherlock Holmes e a Arma Secreta (1943) Sherlock Holmes em Vestida para Matar (1946) O Senhor dos Anéis – As Duas Torres Pirate Kake Como fazer Perique Como fazer Cavendish Balkan Sobranie O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel Volta ao Mundo em 80 Dias Árvore e Folha – J.R.R. Tolkien Um Estudo em Vermelho SOL DA TOSCANA – TABACO COMEMORATIVO 1 ANO A DIFERENÇA entre o ANTÍTODO e o REMÉDIO é a … A Nobre Arte de fumar Tabacos em Cachimbo é o Ovo do Giba ENVELHECIMENTO DE TABACO COM G. L. PEASE 7 COISAS QUE APRENDI COM O PRIMEIRO ANO DO GRUPO CACHIMBOS Precisamos de mais Churchwardens História da Missouri Meerschaum Algumas técnicas avançadas para cachimbar Fumando Espiritualmente (Pt. 1), um poema cristão sobre cachimbar 5 Dicas para um Cachimbo Diário Perfeito A História dos Isqueiros Zippo Secagem Artificial de Tabaco Regulamento do Tabaco Amigo Breve apanhado histórico do surgimento das Misturas da Dunhill Cachimbos, devoção e a fuga matinal da loucura O Mundo Secreto do Cachimbo 13.° hangout dos cachimbos Um grande dia para os entusiastas da Peterson (of Dublin)™ Avaliação de Tabacos para Cachimbo Cachimbos e o Naufrágio da Resistência 12.° hangout dos cachimbos Uma Reflexão sobre Tretas 10º Drop do Cachimbos 9º Drop do Cachimbos Oitavo Hangout do Cachimbos Sétimo Hangout do Cachimbos Mas afinal, qual é o melhor tabaco que existe? Sexto Hangout do Cachimbos Quinto Hangout do Cachimbos Quarto Drop do Cachimbos O Cachimbeiro que ouviu o “mimimi” e quase se deu muito mal Guia sobre Cachimbos e como fumá-los O Cachimbeiro Onipotente Terceiro Hangout do Cachimbos Quanto dinheiro eu preciso para fumar cachimbo? Segundo Hangout do Cachimbos Primeiro Drop do Cachimbos A Ironia da Tolerância Penúltimo Drop Será o fim do Drop? O mínimo que você precisa saber para ter bons cachimbos e tabacos Os benefícios do Tabaco que ninguém fala Como encher o fornilho com tabaco e como acender o cachimbo? Cachimbo Peterson Jekyll & Hyde Cachimbo Peterson Sherlock Holmes Original O que preciso para fumar Cachimbo? A Origem do Cachimbo, Matérias Primas e Tabacos Cachimbos

Coluna do Matheus, Histórias

O mínimo que você precisa saber para ter bons cachimbos e tabacos

Escrevo este artigo com a intenção de dar um norte aos iniciantes no hobby do cachimbo com alguns atalhos que ajudarão a não perder tempo buscando informações que não são muito divulgadas nos grupos e sites de cachimbos.

As duas primeiras coisas em que perdi muito tempo quando iniciei foi descobrir que achar tabacos importados no Brasil é difícil e que bons cachimbos geralmente são caros em nosso território.

Quero que você tenha boa informação para que não perca seu tempo nem dinheiro com produtos de baixa qualidade ou pagando a mais.

CACHIMBOS USADOS (ESTATE PIPES)

Existem algumas formas de conseguir cachimbos de boas marcas por preços que variam de 100 a 150 reais com o frete incluso. Basicamente, existem duas plataformas para se comprar estate pipes com maior facilidade. Uma nacional e outra importada.

Nacional: no site Leilões BR você tem acesso a uma plataforma em que junta diversos leiloeiros de todo o Brasil. Seguidamente tem leilão de bons cachimbos. Os meus primeiros quatro cachimbos de briar vieram de lá. Dois Brebbia, um BBB e um Connoisseur by Ed Burak. Ao total, não passou de 200 reais. Há algumas semanas, o nosso amigo Balkan me informou que os cachimbos do artesão Ed Burak podem tranquilamente passar dos 600 reais!

Também gostaria de recomendar o grupo do Facebook Cachimbos usados – Compra e venda e o site Cachimbos Usados.

Importados: a maneira mais fácil de conseguir um bom cachimbo por um bom preço, é no Ebay. Você irá se cadastrar, colocar seu endereço e pesquisar. Quando você pesquisar, o  Ebay automaticamente vai lhe mostrar o valor do frete logo abaixo do valor do produto (tanto leilão quanto ‘Compre Já’). Caso não aparecer, é porque o vendedor não envia para o seu endereço.

Dicas de boas marcas para se pesquisar: Butz-Choquin, George Jensen, Savinelli, Chacom, Barling, Stanwell, Brebbia, BBB.

Observação: tanto cachimbos, quanto tabacos  comprados fora do Brasil podem demorar mais de 100 dias para serem recebidos, como podem chegar em menos de 30 dias. Dependerá da boa vontade dos Correios.

TABACOS IMPORTADOS

Existem duas maneiras de comprar tabacos importados: em sites brasileiros e em sites de outros países que enviam para o Brasil.

Sites Brasileiros: em nosso site existem alguns banners e anúncios (em breve) de sites que vendem tabacos importados. A média por lata é de 85 reais (vai depender do preço do dólar), podendo obter frete grátis em compras acima de um determinado valor e descontos de 5 a 10% em pagamentos a vista. A vantagem de comprar em sites brasileiros é a rapidez e garantia da entrega e poder parcelar suas compras.

Sites Importados: sites como www.4noggins.com e www.cupojoes.com enviam tabacos para o Brasil, porém, existe a probabilidade de sua encomenda ser confiscada ou devolvida ao remetente, visto que é uma prática proibida pela RF (neste último caso, você poderá falar com o setor responsável do site em que comprou e escolher se prefere pagar um novo frete e tentar novamente, ou ser ressarcido. Geralmente é assim, mas não é regra).

Conforme relatos de amigos e nos grupos de cachimbeiros, a maioria das encomendas, chuto uns 80%, passam batidas pela fiscalização. O preço por lata fica uns 45 a 50% mais barato do valor vendido no Brasil. Vai depender de qual site você comprar, aproveitar promoções, valor que a financeira do seu cartão de crédito coloca o dólar e por aí vai.

O indicado para se comprar por encomenda é de até 6 latas, mas já vi pessoas comprando 8 latas e que não caiu na fiscalização. Não existe como saber se vai ser apreendido ou não. É questão de sorte mesmo!

Espero que eu tenha ajudado e caso você tenha permanecido com alguma dúvida, deixe seu questionamento nos comentários.

image_pdfimage_print

3 Comentários

  1. Avatar
    Giba 10 de junho de 2018 15:22

    Ainda indico o artesão Rubens Aguiar, que faz cachimbos de boa qualidade a preços amigáveis.

  2. Avatar
    Luiz Felipe Evaristo 1 de abril de 2019 22:56

    Boa noite. cheguei ao blog pois pesquisava na internet maneiras alternativas de se livrar da ansiedade/depressão. Gostaria de saber se você pode me indicar um cachimbo “para inciantes” . Não sei se já tem alum post relacionado a esse tema (se tiver peço desculpas pela repetição).

    • Brian
      Brian 1 de abril de 2019 23:11

      Boa noite, recomendamos os cachimbos Corn Cobs, americanos feitos com espiga de milho, pois são muito reistentes e baratos, caso queira algo de madeira, pegue um feito de madeira briar, os de outros tipos de madeira não recomendamos pois pode amargar o tabaco, boas cachimbadas!

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*